GO UP
Image Alt

3 propostas gastronómicas a não perder

Produtos da terra e sabores da tradição.

3 propostas gastronómicas a não perder

A harmonia de sabores únicos e saberes ancestrais fazem da gastronomia de Melgaço uma experiência que o vai fazer apaixonar pelo Destino de Natureza mais Radical de Portugal. 

Visite Melgaço e viaje pela história, enquanto saboreia a tradicional e requintada gastronomia da região.

Neste artigo, apresentamos 3 propostas gastronómicas para provar uma cozinha autêntica, elaborada com produtos típicos da terra, o que lhe confere saberes e cores originais.  

Sabores do rio 

Já ouviu falar nas pesqueiras do Rio Minho? Estas construções quase milenares (época romana) constituem um importante património cultural, parte do património paisagístico de Melgaço. Eles testemunham o conhecimento ancestral na arte da pesca da lampreia no Rio Minho, uma das principais atividades de Melgaço. Por meio de receitas milenares, o arroz de lampreia é um dos pratos típicos da culinária da região. Para acompanhar este petisco, sugerimos um vinho Alvarinho e para sobremesa um queijo de cabra curado da Prados de Melgaço.

  

Sabores da montanha

A gastronomia de Melgaço está muito marcada pela serra e pela pastorícia. Por isso, quem visita o território não pode deixar de provar o borrego assado acompanhado de um espumante Alvarinho e um queijo da cabra camembert da Prados de Melgaço. Falando em Prados de Melgaço, já ouviu falar das nossas cabras felizes? Na queijaria Prados de Melgaço, fazer um queijo de excelência passa, em primeiro lugar, por garantir uma vida tranquila e confortável aos animais. Por isso, a cabras merecem música e até massagens. Visite, prove e delicie-se!

Sabores da tradição

O “Fumeiro de Melgaço” integra muitas das receitas tradicionais da região. Experimente o bife de fiambre acompanhado de um vinho Alvarinho, pois claro. O vinho Alvarinho é uma das principais atracções de Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, local onde este vinho requintado atinge o máximo do seu potencial. É o resultado de excelentes condições climatéricas, do terroir e de muito trabalho de pessoas que amam a vinha e a excelência do seu vinho.

Para acompanhar prove também o Bucho Doce, uma das sobremesas típicas da região, de tradição ancestral.