Descubra connosco

GO UP

Parque Nacional
da Peneda-Gerês

A montanha e a majestosa área verde dão o mote. A pureza da água, a rudeza do granito e a autenticidade das suas gentes fazem o resto.

Na região mais setentrional de Portugal fazemos uma viagem pelo melhor que a natureza tem para oferecer: recortes idílicos de paisagem, fauna e flora únicas, gastronomia sublime.

A beleza cénica e o seu prodigioso valor ecológico e etnográfico fazem deste lugar uma autêntica reserva de património natural. Aqui podem descobrir-se vários indícios da história antiga da humanidade, observar espécies botânicas raras e endémicas e conhecer o habitat de espécies nativas e ameaçadas, sendo a mais emblemática o Lobo Ibérico.

Descubra o Parque Nacional
da Peneda-Gerês

Criado em 1971, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é a única área protegida de Portugal com essa classificação. Situado no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza.

Estende-se pelos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro, incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. É uma região montanhosa, granítica, em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última era glaciar. Vales profundos e encaixados suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências.

Em Melgaço pode descobrir mais sobre o Parque Nacional na Porta de Lamas de Mouro, uma estrutura vocacionada para a recepção e informação dos visitantes.

Dimensão:
70 290 hectares
Localização:
Minho e Trás-os-Montes
Concelhos:
Melgaço, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro, Montalegre e Ponte da Barca

Reserva da Biosfera Transfronteiriça
Gerês-Xurés

Sobre a Reserva

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés foi afirmada em 27 de Maio de 2009, pela UNESCO, e está localizada na Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha) e na Região Norte de Portugal. Abrange uma área total de 267.958 hectares, distribuídos por duas áreas protegidas, unidas por uma fronteira. Inclui os territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal) e do Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurês (Espanha).

Património da Humanidade

As Reservas da Biosfera da UNESCO comprometem-se a contribuir para:

✓ conservação e preservação de paisagens, ecossistemas e espécies
✓ desenvolvimento social, cultural e ecologicamente sustentável
✓ investigação, monitorização, divulgação e sensibilização ambientais