A Ponte Velha de Castro Laboreiro, também conhecida como Ponte dos Mouros, é uma ponte de estilo medieval situada sobre o rio Laboreiro, no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizada a poucos metros do centro de Castro Laboreiro.
Apesar da aparência de estilo medieval, a data de construção da Ponte Velha não é clara, estimando-se que decorreu entre os séculos XV e XVI, enquadrando-se na Idade Moderna. Construída em alvenaria de granito, com tradição arquitetónica medieval do período românico, a Ponte Velha é caracterizada pelo seu tabuleiro estreito e cavalete pouco pronunciado, erguido sobre um único arco de volta perfeita. Com pavimento em calçada, não possui guardas laterais, elevando-se pouco mais de cinco metros. Detém ainda cerca de seis metros de comprimento.
A Ponte Velha servia de passagem sobre a cascata do Laboreiro para os moinhos que se construíam nas imediações: Moinhos de Castro Laboreiro. São construções de granito, de planta retangular, com cobertura de duas águas. Têm dois pisos, um ao nível de entrada e outro ao nível de saída da água. Possuem uma porta que assenta no solo de cota mais elevada que dá acesso a um compartimento único, com pavimento de madeira, onde se encontra a moega e as mós.
Os moinhos de Castro Laboreiro podem ser observados a partir da Ponte Velha ou fazendo um pequeno percurso pedestre, com início junto ao Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.