GO UP
Image Alt

O lado selvagem de Melgaço: o lobo, o cavalo e a cabra

O lado selvagem de Melgaço: o lobo, o cavalo e a cabra

Melgaço é o destino de natureza mais radical de Portugal. Aqui pode praticar os desportos de rio e montanha mais desafiantes, durante todo o ano e experimentar vinhos Alvarinhos únicos no mundo, numa atmosfera tranquila e acolhedora. 

Para além destes cartões de visita já bem conhecidos, sobram bons motivos para visitar o território. Se é amante de natureza, este destino é para si! 

Caminhar na natureza é um dos grandes atrativos de Melgaço e nesses passeios pode mesmo cruzar-se com animais que só existem aqui. Neste artigo vamos falar-lhe de 3 das mais emblemáticas espécies que pode encontrar numa visita a Melgaço: 

 

O lobo Ibérico 

Trata-se de uma subespécie que habita a Península Ibérica. Distingue-se do lobo que habita na europa por ser mais pequeno e pela cor do pelo, mais amarelo-acastanhada, e focinho diferente. 

Trata-se de uma espécie protegida e de conservação prioritária, estimando-se que atualmente existam apenas cerca de 300 exemplares no nosso país. No início do século XX o lobo ibérico era relativamente comum e ocupava diversos territórios de norte a sul de Portugal. Nos dias de hoje é uma das espécies que poderá encontrar em Melgaço – no Parque Nacional Peneda-Gerês – onde vivem em habitat natural. 

O lobo-ibérico está ameaçado sobretudo pela destruição do habitat, que leva à escassez de alimento e à perseguição humana. No entanto, a população de lobos-ibéricos tem vindo a aumentar devido aos esforços de conservação tanto em Portugal como em Espanha. 

 

 

O cavalo garrano 

É muito frequente vermos estes animais a pastar em liberdade no planalto de Castro Laboreiro, um habitat que é partilhado com o lobo ibérico.  

Também conhecido como “cavalo do Gerês”, o Garrano é na verdade um dos últimos cavalos selvagens do mundo. Apesar do seu nome significar “cavalo pequeno” foi utilizado durante muitos séculos como animal de carga e trabalho e como meio de locomoção nas veredas do alto Portugal. Atualmente é uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.  

Dóceis com as crianças, inteligentes, trabalhadores e de fácil treino, estes animais são muito procurados para quem aprecia turismo equestre, por isso, se gosta de andar a cavalo não perca a oportunidade de contactar diretamente com esta espécie única. 

 

A cabra montês 

Esta é uma espécie que pode ser avistada, com alguma sorte, nas regiões montanhosas rochosas de Melgaço, já no Parque Nacional Peneda-Gerês. Embora, durante muitos anos, estivesse presente em várias zonas altas da Península Ibérica, a população decresceu e esteve mesmo extinta em Portugal. 

A cabra montês é uma espécie única no mundo, endémica da península ibérica e carateriza-se pela capacidade incomum de escalar montanhas e de viver a elevadas altitudes. As escarpas são não só o seu habitat como também uma forma de preservação da espécie contra os predadores comuns, como o lobo, a águia e em certos casos, o homem. 

Agora que já sabe com o que contar, parta à descoberta deste magnífico território e não se esqueça de levar consigo a câmara fotográfica. A qualquer momento poder ser surpreendido!