“Sem sustentabilidade não há trabalho” – Conheça 3 dicas de sustentabilidade para as empresas
Atualmente, as empresas assumem um papel fundamental para a sustentabilidade nos seus vários primas: económico, social, cultural e ambiental.
Desta forma, o desenvolvimento da sua estratégia assente no pilar fundamental da sustentabilidade pode trazer inúmeras vantagens, internas ou externas. À cabeça, o desenvolvimento de uma imagem positiva, crescentemente valorizada pelos consumidores.
Ao longo deste artigo, propomos algumas das boas práticas que podem ser adotas para as empresas dos vários setores.
Utilize a água de forma eficiente e racional
A água é um elemento fundamental para a existência da vida e cada vez mais requer uma utilização eficiente.
Assim, consumir água da rede pública, monitorizar e analisar os respetivos consumos, combatendo os desperdícios é uma forma de minorar os impactos negativos para o meio ambiente e, claro, reduzir as despesas da empresa.
Instalar redutores de fluxo de água nas torneiras e sistemas de reciclagem de águas captadas pelas chuvas são medidas que podem ser adotadas como forma de contribuir para uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.
Utilize mais o formato digital
Recibos, cartas, menus e portfólios são elementos que contribuem para a produção massiva de papel e por sua vez ao abate diário de árvores em grande escala.
Existem alternativas a serem exploradas para reduzir a produção de papel, uma delas consiste na substituição de elementos físicos por digitais, como por exemplo, as cartas, faturas e entre outros, podem ser enviados em formato digital para os correios eletrónicos. As ementas dos restaurantes e os portfólios das empresas podem ser produzidas nesse formato e serem visualizadas pelos smartphones através da leitura de QR codes.
E os tradicionais cartões de contacto? Ainda os utiliza? Saiba que existem dezenas de aplicações que já facilitam a troca de contactos entre profissionais, e eliminam a necessidade de andar sempre com cartões para distribuir.
Desta forma, cria-se uma dinâmica diferente e mais interativa, o que leva à redução potencial da produção de papel e, por sua vez, a uma melhor gestão dos resíduos acumulados nas empresas.
No final, não se esqueça… O que não puder reduzir, pelo menos recicle, dando-lhe o destino adequado.
Envolva-se em projetos de preservação ambiental
Existe uma cada vez maior adesão de empresas a projetos de preservação ambiental para tornar o planeta mais habitável.
Empresas que operam em ambientes naturais, como acontece em Melgaço, podem utilizar estas iniciativas para envolver os seus próprios clientes em ações de preservação. São atividades que, crescentemente, os visitantes apreciam, sobretudo quando estão em destinos de natureza protegidos, como é o Parque Nacional Peneda-Gerês.
Numa outra perspetiva, é também uma ótima forma de desenvolver os laços entre os colaboradores, aumentando, também, a sua satisfação pessoal por contribuir para a preservação ambiental do destino onde trabalham e vivem.
Está provado que a sustentabilidade é um tema crucial para as empresas, uma vez que possuem um papel preponderante para o incremento de medidas que visam otimizar o meio ambiente e, sem dúvida, uma forma de se diferenciarem nos mercados que atuam.