O cruzeiro de São Julião, classificado como Monumento Nacional, está situado na localidade de São Gregório, Melgaço. O cruzeiro de São Julião de caminho quinhentista, em granito, localiza-se no adro da capela de São Julião.
A primeira referência documental sobre este edifício religioso românico-gótico, remete para a primeira metade do século XIII. Neste local, ou anexo a ele, existia uma antiga gafaria (nome atribuído a estabelecimentos para os quais as pessoas contaminadas eram enviadas, com o intuito de conter a contaminação) que já funcionava como local de acolhimento nos caminhos medievais do Alto Minho.
O cruzeiro de São Julião estaria, inicialmente, localizado no recinto da feira da Vila, sendo mais tarde, em 1867, transferido para este local.
O cruzeiro merece especial atenção, não só pela qualidade e hábil execução, mas também pelas figuras esculpidas no cimo do cruzeiro: uma cruz latina, com braços rematados por florões de talhe redondo, onde se destaca um Cristo encimado por tabuleta inscrita (INRI), ao qual se opõe uma Pietá.