A igreja Matriz foi edificada no século XII, pertencendo assim à época românica e está localizada numa das principais ruas do centro histórico.
Por entre as ruelas estreitas do centro histórico da Vila, encontra-se a Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Santa Maria da Porta – nome que lhe foi emprestado por se encontrar próxima da porta principal do primitivo castelo.
Apesar de a sua construção datar de 1187, a configuração que hoje em dia podemos apreciar é resultado das sucessivas remodelações de que foi alvo. Foi muito alterada na época barroca, remanescendo, apesar disso, dois interessantes portais românicos que valem a pena admirar.
Atravesse um desses portais, o que se situa na fachada principal, aproveitando para conhecer o interior, onde se destaca, na capela lateral esquerda, um retábulo datado de finais do século XVI, da autoria de António Figueiroa.
De volta ao exterior, atente na torre sineira e nos pormenores que rodeiam o portal. Dando a volta à igreja, encontra, no lado lateral norte, uma interessante figura em relevo a encimar o portal – segundo alguns autores, trata-se de um lobo, enquanto outros afirmam ser um leão. Um pormenor peculiar numa construção de índole religiosa.
Depois de absorver todos estes pormenores, aproveite a proximidade com alguns restaurantes regionais para fazer uma pausa para reconfortar o estômago.