GO UP

Recuperação e Proteção de Habitats com Estado de Conservação Desfavorável

Melgaço levou a cabo ações que permitiram recuperar e proteger espécies e habitats com estado de conservação desfavorável, nomeadamente nas margens dos rios Minho, Laboreiro, Mouro, Trancoso e respetivos afluentes, bem como um polígono florestal descaraterizado devido aos grandes incêndios florestais de 2006 e de 2017, situado na freguesia de S. Paio.

A superfície dos habitats onde se atingiu um melhor estado de conservação foi de 83,50 hectares (36,1 hectares em galerias ripícolas e 47,4 hectares florestais) e a percentagem de espécies, de habitats e de ecossistemas que beneficiaram de ações de recuperação foi de 2,33%.

As ações decorreram no âmbito do projeto “Recuperação e Proteção de Habitats com Estado de Conservação Desfavorável no Concelho de Melgaço”, enquadrado na candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ainda no âmbito deste projeto foi levado a cabo um estudo para “Identificação e avaliação do estado de conservação de habitats”, com o intuito de sustentar futuras ações do mesmo género.

 

FONTE: MUNICÍPIO DE MELGAÇO