Três dias em Melgaço: o que ver e fazer?
Localizado a menos de duas horas do Porto, o concelho de Melgaço é um destino precioso de bem-estar e lazer. Se ainda não conhece, neste artigo vamos sugerir-lhe um roteiro para um fim-de-semana com tudo a que tem direito: diversão, relaxamento e sabores únicos em plena harmonia com a natureza.
Como e quando visitar Melgaço
A melhor forma de chegar a Melgaço e descobrir os vários pontos de interesse do destino é de carro. Desde o Porto são cerca de 160 Km, a maioria dos quais em auto-estrada. A alternativa é o autocarro, partindo do Porto.
Melgaço é um destino de braços abertos para o receber em qualquer altura do ano. Se viajar no verão terá dias longos e quentes para aproveitar os rios e saborear um Alvarinho ao por-do-sol. Se viajar de inverno poderá encontrar os montes cobertos de neve, numa paisagem singular. Melgaço é um destino bom para visitar ao longo de todo o ano.
Poderá ser interessante visitar o destino por ocasião dos eventos mais emblemáticos: A Festa do Alvarinho e do Fumeiro (em abril), a Pegada Zero (em junho), a Melgaço em Festa (em agosto) ou a Festa do Espumante (em novembro). Para provar a Lampreia, uma das especialidades da região terá de viajar entre janeiro e março.
Comece pelo centro da Vila
Castelo e Torre de Menagem
Situado no coração da Vila, o castelo de Melgaço é um excelente ponto de partida para a visita. Mandado construir por D. Afonso Henriques, do castelo resta a Torre de Menagem e as ruínas exteriores. Vale a pena uma subida à Torre para apreciar a vista desafogada sobre a vila e as serras vizinhas.
Solar do Alvarinho
Recentemente remodelado, o Solar do Alvarinho é o local onde poderá apreciar, sem qualquer custo, um dos ex-libris do destino: o vinho Alvarinho. Conheça a história e o aroma a sabor elegante deste vinho único que encontrou o máximo do seu potencial na região de Monção e Melgaço.
Museu do Cinema
Dê um passeio pelas ruas pitorescas do centro da vila e passe pelo Museu do Cinema Jean-Loup Passek, que tem uma história muito interessante. Jean-Loup Passek foi um conhecido cineasta francês que, durante as gravações de um documentário em França, conheceu uma comunidade de emigrantes melgacenses, com os quais criou laços de amizade. Curioso com os relatos, começou a visitar Melgaço, onde acabou por comprar casa e envolver-se na comunidade. Quando faleceu, o cineasta doou o seu espólio à vila de Melgaço, e assim nasceu o museu.
Espaço Memória e Fronteira
A emigração faz parte da história das gentes de Melgaço e por isso não pode deixar de visitar este espaço. Conheça a jornada sofrida das famílias que abandonaram o território em busca de vida melhor num espaço vivo e cheio de elementos sensoriais.
Deixe-se levar pela adrenalina
Sabia que é possível fazer rafting no Rio Minho durante todo o ano? Esta é uma das atividades mais incríveis que pode realizar numa visita a Melgaço, a par do canyoning, hidrospeed, arborismo, slide, rappel ou, para os mais ousados, o salto pendular.
Os passeios a cavalo no Parque Nacional da Peneda-Gerês – o único Parque Nacional em Portugal – são outra das atividades a não perder, a par do btt com as paisagens e os sons da montanha como pano de fundo.
E já que falamos no parque, lembramos-lhe que a Porta de Lamas de Mouro é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e ponto de passagem obrigatório para os amantes da natureza. A infraestrutura do centro pedagógico e espaço de recreio, com parque de campismo e de merendas, convida a banhos e realização de percursos pedestres numa experiência natural única.
Envolva-se no misticismo de Castro Laboreiro
Lugar de lendas e mistérios, território de limites esfumados com a Galiza, onde o vale e as serras se perdem de vista e o olhar se enche com a imensidão da paisagem, Castro Laboreiro é um daqueles locais que transmite emoções a quem o visita.
Castelo de Castro Laboreiro
O castelo de Castro Laboreiro é um daqueles locais que toda a gente deve visitar pelo menos uma vez na vida. No alto de um monte, a mais de 1000 metros de altitude, repousam as ruínas de uma das mais importantes fortalezas de defesa fronteiriça. A subida ao Castelo é feita a pé, por um trilho bem assinalado e faz-se sem grande dificuldade. No alto da muralha encontrará uma vista panorâmica sobre a imponente e encantadora paisagem da Serra da Peneda.
Não muito longe do Castelo e já sobre o Rio Laboreiro – outro dos vários rios que percorrem o território de Melgaço – encontramos a ponte da Cava da Velha, uma bela construção romana, perfeitamente enquadrada com a paisagem e em bom estado de conservação. A ponte foi originalmente construída por volta do século I, tendo sido adaptada na época medieval.
Aldeia de Pontes e Cascata
A 10 minutos de carro de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, reside a Aldeia de Pontes, uma tradicional inverneira que esteve desabitada por mais de 15 anos e que está em processo de reconstrução, num projeto que é um elogio à cultura local. A aldeia de Pontes é um local mágico que parece saído dos livros de contos que nos remete para os tempos da transumância, da vida em comunidade, das tradições castrejas, guardando uma mão cheia de segredos à espera de serem descobertos. Mas não é só, a menos de 1 km da aldeia encontra uma fabulosa cascata que convida a banhos e fotografias dignas de postais.
Planalto de Castro Laboreiro
Já que estamos em Castro Laboreiro, temos de falar no Planalto, onde volta e meia as cachenas e os garranos dão o ar da sua graça. É também aqui que pode visitar a a maior necrópole megalítica da Península Ibérica, e uma das maiores da Europa, com perto de uma centena de dólmens deste e do outro lado da fronteira.
Branda da Aveleira
No caminho para Castro Laboreiro encontra um daqueles locais que nos provocam um aconchego na alma. Já lhe falamos das histórias das “Brandas” e das “ Inverneiras” não já? Pois bem, a Branda da Aveleira é um desses locais, entretanto foi recuperado e transformado em aldeia turística, onde pode ficar alojado no meio da natureza.
Evasão e relaxamento
Estamos certos de que já ouviu falar das Termas de Melgaço e dos poderes curativos das nossas águas. Mas já viu como é linda a nossa fonte termal? E a água já provou? Se a resposta é não, então tem mesmo de visitar o parque termal, banhar-se nas nossas águas, relaxar com os nossos tratamentos e desfrutar da calma e tranquilidade do local. Aproveite e conheça a fonte termal mais bonita do mundo.
Prados de Melgaço
E já que estamos a falar de relaxamento, saiba que aqui em Melgaço também tratamos os animais principescamente e até temos um SPA para cabras. Isso mesmo! As cabrinhas da queijaria Prados de Melgaço produzem o melhor leite graças ao carinho com que são tratadas. Passam o dia a ouvir música clássica e a serem massajadas, dando origem a queijos de grande qualidade. Não deixe de passar na queijaria e provar as especialidades.
Passadiços do Rio Minho
Agora que já conheceu um bocadinho do que este fantástico território tem para lhe oferecer, não deixe de dar um passeio pelos passadiços que serpenteiam as margens do Rio Minho e delicie-se com as cores e os sons da natureza.