GO UP
Dicas Sustentabilidade para empresas de Melgaço

Sustentabilidade. Marque a diferença: 6 orientações cruciais para empresas

O turismo desempenha um papel estratégico para a economia nacional, mas, como qualquer atividade, também pode ter impactos ambientais e sociais menos positivos. Para as empresas que desejam marcar a diferença na área da sustentabilidade em destinos turísticos, é crucial adotar práticas responsáveis e inovadoras.

Listamos 6 orientações fundamentais para as empresas no caminho da sustentabilidade:

1. Avaliação do impacto ambiental e social
Antes de implementar qualquer estratégia de sustentabilidade, as empresas devem realizar uma avaliação exata do impacto ambiental e social das suas operações. Isso envolve identificar as áreas onde podem ser feitas melhorias e entender como as suas atividades impactam a comunidade local, a biodiversidade e os recursos naturais. Essa avaliação permite fornecer uma base para o desenvolvimento de metas mais objetivas e mensuráveis.

2. Envolvimento da comunidade
A inclusão da comunidade local é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de sustentabilidade. O envolvimento da população em práticas sustentáveis promove um ambiente mais saudável, equitativo e resiliente. O desenvolvimento de parcerias colaborativas resulta em projetos que beneficiam não só as empresas, mas também a comunidade local, garantindo que o turismo é um fator positivo para todos.

3. Promoção da educação ambiental
Investir em programas de educação ambiental é essencial para informar os colaboradores, os turistas e também a comunidade local sobre a importância da sustentabilidade. Desenvolver iniciativas educacionais que se destacam pelas práticas responsáveis, incentivando a comportamentos conscientes e promovendo o respeito pela cultura e pelo meio ambiente, poderá ser uma estratégia a ponderar por parte das empresas que se pretendem destacar na área da sustentabilidade.

4. Adoção de práticas de gestão sustentável
Uma gestão eficiente de resíduos é determinante para minimizar o impacto ambiental. Para tal, implica a implementação de práticas de redução, reutilização e reciclagem. Adicionalmente, a gestão consciente dos recursos naturais, como água e energia, contribui também para a salvaguarda do ecossistema. A integração de soluções tecnológicas sustentáveis é também um aspeto a considerar pelas empresas.

5. Certificações e selos sustentáveis
A conquista de certificações e selos sustentáveis é uma das formas de demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Existem várias entidades que emitem certificações a empresas que atendem a padrões rigorosos de práticas sustentáveis. As certificações, além de validarem os esforços da empresa, aumentam a confiança do consumidor e/ou turista em escolher produtos, serviços e destinos sustentáveis. Melgaço aprovou, em 2023, uma norma local de sustentabilidade. A adesão a esta norma é uma excelente forma de iniciar a jornada da sua empresa neste domínio.

6. Comunicação clara e autenticidade
A comunicação transparente e autêntica é essencial para envolver o consumidor e turista. As empresas devem destacar as suas iniciativas sustentáveis de maneira honesta e envolvente, fornecendo informações claras sobre os seus esforços e conquistas. A verdade é que o consumidor e o turista valorizam e privilegia empresas e destinos que tenham essa atitude incutida e que a demonstrem de forma transparente.