A sustentabilidade também vem de casa – 4 boas práticas
“A educação começa em casa” é uma frase que nos acompanha ao longo do crescimento e que condiciona o comportamento no ambiente em que vivemos.
Também vem de casa as novas formas de sustentabilidade. Afinal, a casa que habitámos é um reflexo da nossa identidade e do comportamento que possuímos perante a sociedade.
Leia o artigo para ficar a par das boas práticas de sustentabilidade que podemos implementar nos nossos lares.
Substitua os guardanapos de papel por panos reutilizáveis.
A destruição massiva de ecossistemas florestais é uma realidade presente no nosso planeta e cabe a todos nós desenvolver e adotar comportamentos domésticos que reduzam em grande escala esta ação.
Uma das formas consiste em substituir os guardanapos de papel e voltar aos panos reutilizáveis. Como o nome indica, os panos reutilizáveis podem ser utilizados para várias situações e tem uma durabilidade incrível. Além disso é uma forma de poupar algum dinheiro.
Opte por lâmpadas LED.
A utilização de lâmpadas LED é outra forma de praticar a sustentabilidade em casa. Na verdade, as lâmpadas LED possuem uma maior durabilidade em comparação com as lâmpadas normais e a melhor notícia é que têm a mesma capacidade de iluminação e consomem substancialmente menos, aliviando o preço da fatura da eletricidade!
Utilize eletrodomésticos eficientes
Prefira eletrodomésticos com classificação energética elevada. Os frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar loiça, lavar e secar roupa com classe energética superior, além de mais eficientes e, portanto, gerarem poupanças na fatura da eletricidade, desempenham também um papel importante para a sustentabilidade ambiental, na medida em que a emissão de gases poluentes para a atmosfera, nomeadamente CFC’s (clorofluorcarbonetos), é menor.
Reutilize e economize a água
A água é um elemento essencial para toda vida existente do planeta terra e torna-se cada vez mais importante saber como podemos reutilizar e economizar dentro e fora de casa.
Enquanto se aguarda pela água quente do duche, tente aproveitar a oportunidade para encher um recipiente com a água fria, possível de reutilizar para lavar a roupa, os dentes e até mesmo para cozinhar.
Outra forma de economizar água dentro de casa consiste na instalação de autoclismos que possuem um sistema de dupla descarga. Caso não o disponha poderá ser implementada uma outra solução (mais artesanal) que consiste na colocação de uma garrafa de água plástica com o volume de 0,5l ou 0,33l, contendo areia ou água, dentro do autoclismo. Desta forma irá reduzir o volume de água necessário para encher o autoclismo, após uma descarga completa.
Para quem é amante de plantas e tem plantas em casa, é de aproveitar os dias de chuva para encher os recipientes e, dessa forma, regar as plantas com a água da chuva.
E, claro, não dê tréguas às fugas de água e, para consumo humano, prefira a água do sistema de abastecimento público.
Mudar de comportamentos conduz a novos hábitos que se refletem em novas formas de estar, mais amigas dos recursos que o planeta nos oferece.