GO UP

Caminhos de Fé

no destino de natureza mais radical de Portugal

Aventure-se nos Caminhos de Fé.

Em Melgaço pode vivenciar experiências turísticas religiosas integradas numa Rota de interesse Histórico e Cultural Intermunicipal.

Via Mariana Luso-Galaica

Caminho Minhoto Ribeiro

Via Mariana Luso-Galaica,

A Via Mariana Luso-Galaica, projeto Associação Via Mariana Luso-Galaica, é um percurso com 370 km que liga a Basílica do Sameiro, em Braga, ao Santuário da Virgem da Barca, em Muxia (Galiza), e com passagem por cerca de uma dezena de santuários marianos do Minho e da Galiza.
A Via Mariana Luso-Galaica percorre, no território português, os concelhos de Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, e inclui percursos pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Com passagem no Santuário da Nossa Senhora da Peneda, entra em Melgaço por Lamas de Mouro, percorrendo cerca de 25 Km até ligar à Galiza (Concelho de Arbo) pela ponte internacional sob o Rio Minho.
É um percurso de elevado valor paisagístico. Das magníficas montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês às extensas paisagens vinícolas da casta Alvarinho e ao encontro dos belos cenários do Rio Minho, o trajeto apresenta, ainda, um património cultural muito interessante.
Destaque para a Igreja Românica do Mosteiro de Fiães, Igreja Matriz e da Misericórdia, devoção Mariana, o imponente Castelo medieval e o convento das Carvalhiças.
Permite, ainda, a visitação a vários locais interpretativos, recreativos e museológicos, ao longo deste percurso: A Porta do PNPG em Lamas de Mouro; a Torre de Menagem, o Museu de Cinema de Melgaço, o Espaço Memória e Fronteira e o nobre Solar do Alvarinho, na Vila de Melgaço; as Termas de Melgaço, no Peso; e o Complexo Desportivo e de Lazer do Monte de Prado.

Caminho Minhoto Ribeiro

O Caminho Minhoto Ribeiro é um dos caminhos mais antigos, que liga o norte de Portugal à cidade do apóstolo Santiago. Engloba, entre outros, três elementos diferenciadores que lhe conferem carácter específico: ``natureza, termalismo e vinho``. O roteiro decorre de Braga a Vilaverde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, atravessando os municípios galegos de Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Beade, Leiro, O Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Vedra, Boqueixón e Santiago de Compostela. Distância Aproximada: 270km O trajeto que atravessa o Concelho de Melgaço, com 26,8 km, é caraterizado por uma paisagem vitivinícola associada ao cultivo da casta Alvarinho. A não perder a possibilidade de visita às Adegas de Alvarinho, onde podem efetuar provas deste que é um dos melhores vinhos verdes do Mundo. Decorre, na sua maior extensão, por estradas asfaltadas, não perdendo, contudo, a sua essência rural que nos permite um contacto permanente com as aldeias e o meio campestre. Destaca-se, ainda, pela proximidade ao rio Minho e às suas deslumbrantes paisagens. Refiram-se, ainda, os vários Monumentos Nacionais como a Igreja do Convento de Paderne, o Castelo de Melgaço, o Cruzeiro de São Julião e a Capela de Nossa Senhora da Orada. Outros, classificados como Imóveis de Interesse Público e/ou Municipal, também merecem referência: Parque Termal do Peso, Quinta do Reguengo e a Quinta da Calçada. Na passagem pelo Centro Histórico podem visitar os Espaços Museológicos, o Museu de Cinema, Núcleo Museológico da Torre de Menagem e o Espaço Memória e Fronteira, assim como, o nobre Solar do Alvarinho. Outro local de interesse para o caminhante é o Centro de Estágios de Melgaço, que, além de oferecer uma vasta área de lazer, com diversos equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais, dispõe de serviços e equipamentos que auxiliam no relaxamento e recuperação dos peregrinos, como o circuito de banhos e as massagens!