Melgaço situa-se junto à fronteira com a Galiza e está a menos de 2 horas de distância do Porto. Parte do seu território está inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.
Vila de Melgaço
A vila de Melgaço conserva o melhor da identidade local. O ponto central é o Castelo, mas há muito mais para ver: as igrejas, o solar do Alvarinho e alguns espaços museológicos, como o Espaço Memória e Fronteira e o Museu do Cinema.
Porta de Lamas de Mouro
A uns escassos quilómetros do centro de Melgaço, encontra-se a Porta de Lamas de Mouro, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Além de ser uma referência para caminhadas ao ar livre, permite desfrutar de um centro pedagógico e de espaços recreativos na natureza.
Planalto de Castro Laboreiro
É no Planalto de Castro Laboreiro, localizado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que se pode encontrar a necrópole megalítica, uma das maiores da Península Ibérica, onde o património cultural convive harmoniosamente com o património natural.
Castelo de Castro Laboreiro
No alto de um monte, a 1033 metros de altitude ergue-se a antiga fortaleza de Castro Laboreiro, classificada como Monumento Nacional. Da antiga fortificação medieval, quase em ruínas, é possível descobrir restos das muralhas, a torre de menagem e uma velha cisterna.
Ponte Cava da Velha ou Ponte Nova
Esta ponte romana ergue-se sobre o rio Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Foi originalmente construída por volta do século I e mais tarde, na época medieval, foi adaptada, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos. Desta construção medieval podemos ainda vislumbrar o pavimento composto por grandes lajes e guardas de cantaria que ligam, dos dois lados, a uma calçada romana.
Branda da Aveleira
A Branda da Aveleira localiza-se na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na freguesia de Gave, concelho de Melgaço, e representa o modo de vida e tradições de uma época, sendo uma das muitas brandas existentes nas zonas mais altas da região.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parte do território de Melgaço pertence ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. O Gerês é considerado como uma das melhores escapadinhas de natureza em Portugal, com cascatas deslumbrantes, aldeias que conservam a história local e tradições seculares.
Porta de Lamas de Mouro
A uns escassos quilómetros do centro de Melgaço, encontra-se a Porta de Lamas de Mouro, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Além de ser uma referência para caminhadas ao ar livre, permite desfrutar de um centro pedagógico e de espaços recreativos na natureza.
Brandas e Inverneiras
As brandas e as inverneiras integram parte da história e da cultura de Castro Laboreiro, tratando-se de zonas habitacionais de cariz temporário. Esta tradição consistia na deslocação de populações inteiras que tinham casas para habitar na época quente, nas montanhas – as brandas – e casa para habitar na época fria, em zonas mais baixas -as inverneiras.