A Porta de Lamas de Mouro é vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Existem 5 Portas de entrada no Parque Nacional (uma em cada município que integra a área protegida – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro) e cada uma tem uma temática específica.
O tema central da Porta de Lamas de Mouro é o Ordenamento do Território, sendo possível visitar uma exposição, permanente, sobre este tema, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos em Castro Laboreiro.
Com três edifícios e diversos espaços ao ar livre, a Porta de Lamas de Mouro tem uma receção, uma oficina temática, um parque de merendas, balneários e um parque de campismo, sendo um excelente ponto de partida para sair à descoberta da magnífica área protegida.
Receção
Espaço especializado para informação genérica e específica sobre o PNPG, com exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida, os seus principais valores naturais e culturais, o Projeto “Portas” e, em especial, os percursos pedestres.
Destaque para diversas aplicações interativas, com uma forte componente visual e sonora, que permitem “viajar” à descoberta do território. Dispõe, ainda, de um auditório, ideal para o acolhimento de grupos organizados e para a realização de eventos como seminários, colóquios, palestras e para a projeção de filmes promocionais e/ou educativos. O auditório tem capacidade para 76 pessoas e está equipado para projeção multimédia.
Oficina temática
Espaço dedicado à conceção e realização de atividades lúdico-pedagógicas, com salas equipadas para o desenvolvimento de oficinas nas áreas de pintura, desenho, reutilização de materiais, assim como para projeções multimédia de cariz educativo.
Está patente ao público, neste espaço, a exposição permanente subordinada ao tema “Ordenamento do Território”, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos na emblemática freguesia de Castro Laboreiro. Para este efeito dispomos de uma inovadora maqueta 3D – a primeira do género em Portugal – representando o nosso concelho e sua envolvente, com um sistema de projeção de informação georreferenciado.
Áreas de lazer
A Porta de Lamas de Mouro dispõe de uma ampla área de lazer, enquadrada num ambiente natural paradisíaco (destacando-se a diversidade florística), com diversos espaços de recreio, repouso, banho e merendas, e um conjunto de infraestruturas e equipamentos de apoio (sanitários/balneários, parque de merendas, parque de campismo, etc).
A Porta de Lamas de Mouro pela multifuncionalidade dos seus espaços, equipamentos e recursos, bem como pela diversidade de temas que a área envolvente nos permite interpretar (Biologia, Geografia, Geologia, História, Turismo, etc) pela sua riqueza natural e cultural, possibilita a conceção de programas ajustados a diversos setores de mercado (escolas, universidades, excursões, empresas, associações e clubes, escuteiros, etc).