O fumeiro de Melgaço, tão apreciado e valorizado, classificado com IGP (Indicação Geográfica Protegida), guarda segredos que passaram de geração em geração. O Fumeiro de Melgaço pela sua natureza e indiscutível excelência desenvolvida ao longo de séculos, detém um importante relevo no panorama do desenvolvimento agrário, gastronómico e cultural da região. Preparado e curado em condições naturais, pelas suas excecionais qualidades organoléticas de aspecto, cor, textura ou consistência, aroma e paladar, tem pergaminhos firmados há já mais de 500 anos.
As características naturais do território, com um microclima propício para a cura das carnes conjugado com o saber fazer, a raça dos animais, a alimentação, as lenhas usadas na fumagem são alguns dos segredos que poderá conhecer ao visitar os produtores da região.
Produtores
Quinta de Folga
967 076 079
251 403 056
quintadefolga@quintadefolga.com
www.quintadefolga.com
Aveleira Fumeiro Tradicional
939 793 144
gabrielaisabelalves@gmail.com
O Casal
939 542 601
btcasal@gmail.com
Leonor Esteves
938 753 658
arturmarcelo@icloud.com
Sabores Castrejos
925 145 305
saborescastrejos@gmail.com
Qualificação/certificação do fumeiro
A escassez de recursos alimentares nesta região, periférica em relação aos grandes centros de produção e consumo, e as dificuldades de abastecimentos que essas condicionantes impunham canalizaram o engenho e a sabedoria popular local para a transformação e conservação da carne de porco pelos processos tradicionais de salga, “sorça” e fumagem. O fumeiro de Melgaço tem uma enorme reputação associada à sua região de origem e possui características qualitativas indissociáveis quer do concelho onde é produzido, quer do saber-fazer das suas populações.
Esta originalidade já vem dos nossos antepassados que souberam aproveitar os recursos locais (clima, alimentos e madeiras apropriadas para a fumagem) e daí criar produtos para a sua sobrevivência e cujo gosto tão particular ainda hoje perdura. Estes produtos, ao longo dos tempos, passaram a ocupar um lugar de destaque na nossa sociedade e na nossa gastronomia sendo apreciados tanto pela população local como pelos consumidores habituais. Fruto da preservação duma ligação histórica e do engenho e a arte do saber fazer tradicional, Melgaço possui um fumeiro que se caracteriza pela fidelidade às tradições e dotado de um requintado e irresistível sabor.
A certificação de Melgaço como IGP para o Presunto, Salpicão, Chouriça de Carne e Chouriça de Sangue visa contribuir para a fixação das populações rurais e melhorar o seu rendimento, valorizar a qualidade do fumeiro de Melgaço afirmando e aumentando a sua competitividade em relação aos demais produtos nacionais e importados, valorizar e promover a gastronomia da Região, nomeadamente através dos aspetos culturais, gastronómicos e procurar nichos de mercado. É uma estratégia que visa tornar as empresas mais competitivas, envolvendo uma maior participação dos produtores agrícolas de base na transformação e criação de animais e na comercialização dos seus produtos, aproveitando, ao mesmo tempo, as alterações que se verificam nos hábitos dos consumidores, os quais tendem a valorizar a qualidade, a origem e o saber fazer tradicional.