melgaço + sustentável
Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro deste território único e da sua comunidade. É nesta visão que se enquadra a certificação de Melgaço como destino turístico sustentável pela EarthCheck, entidade acreditada segundo os critérios definidos pela GSTC.
ODS’s Estratégicos para Melgaço.
Melgaço é um destino turístico sustentável certificado!
Agradecemos a todos os Melgacenses.
Território.
O concelho de Melgaço situa-se no Norte, no distrito de Viana do Castelo. O seu território de 232 km2 é constituído por 13 freguesias, algumas das quais integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal.
Economia.
Com uma população residente que ronda as oito mil pessoas, o comércio a retalho, as indústrias transformadoras (com destaque para as empresas vitivinícolas associadas à produção do vinho Alvarinho), a construção e o turismo são os principais pilares da sua economia.
Património.
O património natural de Melgaço – cursos de água, serra, fauna e flora – contribuiu para a sua afirmação no turismo enquanto destino de natureza de referência. As tradições, lendas, histórias locais e a gastronomia e vinhos também permitiram a Melgaço diferenciar-se ainda mais no turismo.
Ao cuidar e preservar este património, assumindo um compromisso permanente de salvaguardar a natureza e a cultura e potenciando – de forma sustentável – as suas características únicas, Melgaço posiciona-se como o “Destino de natureza mais radical de Portugal” e que se pretende cada vez mais sustentável.
Melgaço assente no Código Global de Ética para o Turismo da OMT
O desenvolvimento turístico de Melgaço tem assentado nos 10 artigos do Código Global de Ética para o Turismo, da OMT. A campanha de sensibilização aos residentes para a importância do turismo para o território, no ano de 2018, por exemplo, teve a preocupação de incluir os artigos deste Código nas várias ações.
Conheça as fases do processo.
Melgaço tem apostado clara e continuamente na sustentabilidade do território e das atividades que aqui se realizam, preservando e valorizando os recursos endógenos. Também o turismo que se tem sido desenvolvido de uma forma estratégica e coerente com benefícios para residentes, investidores e visitantes, numa abordagem de cooperação com o setor privado.
A entidade certificadora é a EarthCheck e o seu processo de certificação consiste em duas fases – Benchmarking e Certificação -, divididas em seis passos.
BENCHMARKING
01. Constituição da autoridade do destino (DMO)
02. Definição da Política
03. Benchmarking
CERTIFICAÇÃO
04. Conformidade legal
05. Planeamento
06. Envolvimento, comunicação e monitorização
Em que consiste a Destination Management Organization?
A Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Melgaço (DMO), criada em 2021, é a entidade, nomeada pelo Município, com competências para planear, organizar, concretizar, gerir e supervisionar a certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável, segundo os critérios do Global Sustainable Tourism Council, numa base colaborativa.
Áreas de desempenho-chave.
Os critérios de certificação organizam-se em 12 Áreas de Desempenho (KPA).
Consulte toda a documentação associada ao processo de certificação de Melgaço como destino turístico sustentável.
Os Pilares da Sustentabilidade de Melgaço.
Ambiente
A natureza é um elemento diferenciador de Melgaço. A proteção e dinamização dos cursos de água, das serras, habitats e da fauna e da flora, assim como a gestão eficaz da energia, dos resíduos e do uso da água são aspetos essenciais no desenvolvimento sustentável do território.
Economia
É essencial que o desenvolvimento económico em Melgaço acontece de forma equitativa, em termos de género e de idade, e que beneficia, em primeiro lugar, a comunidade local, criando emprego, oportunidades e riqueza.
Sociedade
O sucesso do turismo depende da boa relação entre os residentes e os visitantes. Também atenta à necessidade de garantir proteção social a todos aqueles que necessitam.
Cultura
Melgaço tem como prioridade valorizar os usos, costumes e tradições, através da atividade turística, envolvendo a comunidade local na gestão do património cultural. Há também um compromisso para a proteção, conservação e valorização dos locais do património natural e cultural construído.
Principais metas
para 2025.
Iniciativas que Melgaço implementará:
55%
RSU enviados para reutilização e reciclagem
10%
Empresas da cadeia de valor do turismo integram o selo “Território Mais Sustentável”
80%
Melgacences satisfeitos com a atividade turística
-5%
Emissões de GEE
Boas práticas de sustentabilidade em Melgaço.
Conheça as iniciativas que estão a decorrer.
-
Melgaço vai homenagear cidadãos e instituição do concelho
Melgaço vai homenagear cidadãos e uma instituição do concelho que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais e feitos cívicos e por todo o seu trabalho em prol da comunidade melgacense. Na iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Melgaço, serão atribuídos os
-
Melgaço lança iniciativa “SER em Melgaço”
Serenidade, Envolvimento e Respiração caracterizam o evento “SER em Melgaço”. A iniciativa tem com o objetivo envolver a comunidade com a natureza, explorando as diferentes formas de interagir no meio natural através de atividades a realizar em Portas Lamas de
-
Lançamento do pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do rio Minho”
Melgaço lança o pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, durante a Festa dos Pescadores das Pesqueiras do rio Minho. O pacote turístico “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, é uma iniciativa em colaboração com os