GO UP

Território

O concelho de Melgaço situa-se no Norte, no distrito de Viana do Castelo. O seu território de 232 km2 é constituído por 13 freguesias, algumas das quais integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal.

Economia

Com uma população residente que ronda as oito mil pessoas, o comércio a retalho, as indústrias transformadoras (com destaque para as empresas vitivinícolas associadas à produção do vinho Alvarinho), a construção e o turismo são os principais pilares da sua economia.

Património

O património natural de Melgaço – cursos de água, serra, fauna e flora – contribuiu para a sua afirmação no turismo enquanto destino de natureza de referência. As tradições, lendas, histórias locais e a gastronomia e vinhos também permitiram a Melgaço diferenciar-se ainda mais no turismo.

Ao cuidar e preservar este património, assumindo um compromisso permanente de salvaguardar a natureza e a cultura e potenciando – de forma sustentável – as suas características únicas, Melgaço posiciona-se como o “Destino de natureza mais radical de Portugal”. 

Conheça o Processo

O Município tem apostado clara e continuamente na sustentabilidade do território e das atividades que lá se realizam, preservando e valorizando os recursos endógenos. O mesmo se aplica ao turismo que se tem sido desenvolvido de uma forma estratégica e coerente com benefícios para residentes, investidores e visitantes, numa abordagem de cooperação com o setor privado.

Política de Gestão

Política de Gestão da Sustentabilidade

Documento que consagra a orientação estratégica de Melgaço para a sustentabilidade, apresentando os compromissos que a DMO assume face aos desafios atuais e à importância da implementação dos ODS à escala local.

Procuramos a melhoria contínua para tornar Melgaço um destino cada vez + sustentável
DMO

Destination Management Organization

A Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Melgaço (DMO), criada em 2021, é a entidade, nomeada pelo Município, com competências para planear, organizar, concretizar, gerir e supervisionar a certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável, segundo os critérios do Global Sustainable Tourism Council, numa base colaborativa.

Conselho Consultivo

Conselho Consultivo

Com uma natureza consultiva, o conselho é constituído por entidades públicas, associativas ou privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática da Sustentabilidade de Melgaço. As principais funções são acompanhar, analisar, debater, emitir pareceres e fazer recomendações sobre o processo de certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável e a implementação de instrumentos de planeamento, gestão e monitorização, bem como acompanhar a atividade do DMO.

Green Teams

Green Teams

Grupo de trabalho operacional de 6 a 8 elementos, constituído por representantes de entidades representativas dos interesses locais, entidades associativas representativas da sociedade civil, empresas e comunidade local.

Tem um papel essencialmente operacional, sendo responsável pela definição, acompanhamento e implementação dos vários instrumentos do processo de certificação, nomeadamente, política de sustentabilidade, avaliação de riscos, plano de ação, monitorização e melhoria da sustentabilidade do destino.

Certificação reconhecida

Órgão internacional que define os parâmetros do desenvolvimento sustentável do turismo.

Entidade acreditada pela GSTC para certificar destinos turísticos.

Documentos para download

As fases do processo de certificação.

Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro deste território único e da sua comunidade.

01. 

Registo

02. 

Compromisso

  • Estabelecer equipa
  • Envolver stakeholders
  • Desenvolver, adotar e promover uma Política de Sustentabilidade Ambiental e Social

03. 

Benchmarking

  • Informação em tempo real
  • Identificação de pontos críticos
  • Priorização de iniciativas
  • Relatório de performance

04. 

Conquista

  • Certificação bronze
  • Partilha de resultados

05. 

Certificação

  • Identificação e gestão de riscos
  • Reforço de processos
  • Desenvolvimento de plano de ação com objetivos
  • Criação de iniciativas apelativas
  • Desenvolvimento de plano de comunicação
  • Envolvimento de stakeholders externos
  • Demonstração de transparência

06. 

Auditoria

  • Avaliação independente, experiente e credível para verificar compromissos estabelecidos

07. 

Resultados

1-4 anos | Certificação Prata

5-9 anos | Certificação Ouro

10-14 anos | Certificação Platina

+15 anos | Certificação Master

08. 

Renovação

  • A cada 12 meses

Pilares da sustentabilidade

Ambiente

A natureza é um elemento diferenciador do destino e do território. A DMO, consciente do valor dos recursos naturais, será parceiro e interessado em projetos e iniciativas que visem a proteção e dinamização dos cursos de água, das serras, habitats e da fauna e da flora; a gestão eficaz da energia, dos resíduos e do uso da água serão também dimensões relevantes a considerar. ​

Economia

O turismo tem a capacidade de alavancar a economia de qualquer território. A DMO terá um papel essencial em garantir que o desenvolvimento económico ocorre de forma equitativa, em termos de género e de idade, e que beneficia, em primeiro lugar, a comunidade local, criando emprego, oportunidades e riqueza.​

Sociedade

A DMO pressupõe que o sucesso do turismo depende da boa relação entre os residentes e os visitantes. Também atenta à necessidade de garantir proteção social a todos aqueles que necessitam.

Cultura

É objetivo da DMO valorizar os usos, costumes e tradições de Melgaço, através da atividade turística, envolvendo a comunidade local na gestão do património cultural. A DMO compromete-se igualmente com a proteção, conservação e valorização dos locais do património natural e cultural construído. A importância atribuída à cultura é essencial para que o destino reforce a sua autenticidade.​

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O que são?

As decisões que conduzem o desenvolvimento sustentável do território assentam num conjunto de guias ou orientações estratégicas de base regional, nacional e internacional, que a DMO se compromete a seguir. A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o documento mais valorizado para o Município de Melgaço.

A figura apresenta os 7 ODS estratégicos para Melgaço.

Conheça as áreas de desempenho chave.

Eficiência, conservação e gestão de energia

Emissão de gases com efeito estufa

Proteção da qualidade do ar, controle de ruído e poluição luminosa

Gestão de recursos de água para consumo

Gestão de águas residuais, drenagem e riachos

Conservação e gestão de ecossistemas

Planeamento e desenvolvimento do uso do território

Transporte

Gestão de resíduos sólidos

Gestão de substâncias prejudiciais ao meio ambiente

Gestão Cultural e Social

Gestão Económica

Faça parte do processo de sustentabilidade de Melgaço.

A sua colaboração é fundamental!
Deixe-nos os seus comentários e sugestões.

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

    Boas práticas de sustentabilidade em Melgaço.

    Conheça as iniciativas que estão a decorrer.