Descubra a Gastronomia
Fumeiro
Segredos que passaram de geração em geração
O Fumeiro de Melgaço, pela sua natureza secular, detém um importante relevo no panorama do desenvolvimento agrário, gastronómico e cultural da região. Preparado e curado em condições naturais decorrentes da sua localização geográfica, mantém uma ligação ao fabrico artesanal, à família rural e a um passado rico de histórias e tradição que conferem aos produtos características de requintado e irresistível sabor.
É o conjunto destes fatores (humanos e naturais) que confere ao Fumeiro de Melgaço as características distintivas que lhe permitiram qualificar como IGP quatro produtos (presunto, salpicão, chouriça de carne e chouriça de sangue).
Lampreia do rio Minho
A rainha do Inverno
Uma das espécies mais emblemáticas da fauna do Rio Minho é a lampreia. É “a rainha do Inverno” e pode ser degustada entre fevereiro e abril. Confecionada de várias formas, as mais tradicionais são: lampreia seca, frita com ovo, assada na brasa, ou recheada; com arroz ou à bordalesa.
São, ainda hoje, pescadas nas tradicionais pesqueiras, que guardam um tesouro milenar feito de pedras transformadas em construções de pesca artesanal, que fazem parte do património paisagístico e testemunham saberes ancestrais.
Queijos de cabra
Cabras felizes
Queijo de cabra zen? Existe, e é produzido em Melgaço! As 500 cabras ouvem música de inspiração oriental e são massajadas por uma escova que roda sem parar; o relaxamento incita à produção de leite. Esta experiência permite vivenciar o processo de ordenha, contactar com as cabrinhas e visitar a queijaria com provas de queijos.
Um projeto de um jovem casal de melgacenses que decidiu regressar às origens.
Mel
As rainhas do ecossistema
As abelhas desempenham um papel decisivo na manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas.
Do seu trabalho, aliado à riqueza florística das nossas paisagens, resulta num mel de excecional qualidade. Aqui pode conhecer um projeto pioneiro no país que tem como base uma espécie particular de abelha, Buckfast, que, além de excelentes produtoras de mel, são dóceis. No apiário instalado em Virtelo, na freguesia de Cousso, há 110 colónias habitadas por esta espécie; uma experiência a não perder.
Infusões
De plantas cultivadas num microclima especial
Melgaço defende o conceito de produção sustentável e, por isso, privilegia as infusões de plantas que se revelam saborosas e saudáveis. Visite a horta biológica e prove as infusões harmonizadas com produtos locais.
Doces regionais
Doces paladares provenientes dos produtos da terra
Independentemente da ocasião, há algo que não pode faltar à mesa dos Melgacenses: a doçaria.
Quer seja a típica doçaria que foi passando de geração em geração ou os doces mais inovadores com produtos do território, há doces para todos os gostos. Poderá acompanhar com um delicioso licor produzido localmente.
Produtos locais e raças autóctones
Melgaço destaca-se como uma referência na qualidade e oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação, a serem hoje um motivo de atração turística. Sendo um concelho profundamente rural, existe uma aposta, há alguns anos, na defesa da qualidade dos produtos.
Cabrito assado no forno
Diretamente do pasto para o prato
Nestas montanhas, os rebanhos de cabras bravias, bem guardados pelo fiel Cão de Castro Laboreiro, dão origem a outro ícone gastronómico, o Cabrito do Monte Assado no Forno. Desde sempre na mesa dos melgacenses, saboreie esta iguaria com o Espumante de Melgaço.